Algum dia você já fez um trekking? Aliás, você sabe o que é trekking? O trekking é uma palavra de origem sul africana que significa viajar em cima de um carro de boi. No século XIX na África do Sul os bôeres migraram da sua colônia, que hoje é a Cidade do Cabo, e foram em direção ao norte e ao nordeste do país. Esse evento é chamado de Groot trek. A palavra foi emprestada pelos ingleses para designar viagem a pé por áreas remotas.
Ou seja, trekking é nada mais que viajar a pé por uma certa distancia (geralmente longa), em locais remotos (geralmente áreas montanhosas), com uma mochila munida de equipamento de camping. Aqui no Brasil muitos chamam de trilha. Nos EUA e em muitos outros países, essa atividade é chamada de backpacking, do inglês “backpack” que significa mochila, ou seja, backpacking poderia ser traduzido como “mochilar”, backpacker (aquele que prática a atividade) é o mochileiro. Mas não confunda, por exemplo, com os mochileiros da Europa, que ficam em hotéis, comem em restaurantes, lanchonetes, praças de alimentação e visitam cidades.
Trekking ou backpacking é contato total com a natureza, longe de cidades e locais povoados. Sem camas macias de hotéis, sem banho quente, sem privada para dar aquela bela cagada, sem pratos refinados no restaurante, etc.
Esse é um artigo fotográfico que mostra alguns dos melhores locais do mundo para fazer trekking. Eu sinceramente gostaria muito de continuar com alguma das séries de artigo como Quanto custa?, Jovens empreendedores ou talvez até o Guia PFL de Viagens nesta semana, mas infelizmente nessas ultimas duas semanas o tempo anda muito curto. Culpo os problemas com fornecedores me causando muitas dores de cabeça na empresa. Parece que no Brasil é difícil achar empresas que trabalham corretamente com prazos e levam seus clientes, que pagam em dia, a sério.
Semanas atrás uma pessoa da família sofreu um sequestro relâmpago, sendo que teve que acompanhar os bandidos em seu carro enquanto cometiam crime de assalto em estabelecimentos comerciais. Além da humilhação, das agressões físicas e da ameaça constante de morte (com revolver enfiado na boca e tudo). Graças a Deus a única perda foi o carro em si e alguns outros pertences. Está cada vez mais difícil viver nesta cidade de São Paulo. Falta tudo, até água falta, o que não falta é poluição, violência, má vontade das pessoas e outras coisas muito negativas. Depois ainda me perguntam por que sou tão negativo em relação ao Brasil?
Infelizmente devido aos problemas que citei na empresa, não vou poder viajar nestes últimos meses do ano, pois vou ter que corrigir algumas coisas, não poderei me ausentar, ou seja, vai ficar para o ano que vem. Já estou me sentindo bem sobrecarregado, pra falar a verdade. Ficar sem viajar pra mim, é como ficar sem sexo para muitas pessoas. Daqui uns dias o desanimo será ainda maior, quando uma nova comunista (ou a antiga) for eleita. Até teve um colega da blogosfera que abandonou seu blog, no caso o Bye Bye Brasil, vulgo BBB, que como eu, planeja abandonar esse país o quanto antes, porque estamos cansados de ser estuprados pelo governo. Ele deve estar cansado e está sem tempo para nada também, devido à uma rasteira que tomou de um funcionário filho da puta. Se estiver lendo BBB, fica aqui o nosso abraço e desejo de muito sucesso.
Vamos ao que interessa, já que o tempo é curto devido a todos esses problemas citados. Ainda bem que sempre tenho uns artigos fotográficos “semi prontos” pra me salvar de deixar o PFL às moscas. Abaixo alguns dos melhores locais para fazer trekking no mundo. Perceba que eliminei países africanos, devido à ameaça recente do ebola e cortei o Brasil também, devido à dificuldade de viajar, violência, altos preços e sempre ter alguém querendo te passar a perna. Além disso cortei os locais de trekking localizados no Oriente médio por razões óbvias.
Os melhores trekkings do mundo
Trekkings são sensacionais. Eles podem durar um dia inteiro ou vários dias. Eles te testam fisicamente, em alguns casos são até perigosos. Geralmente é preciso ter habilidades de navegação (saber se orientar com bússola), conhecimento de camping e uma coisa ou outra de sobrevivência em locais remotos. Nada melhor que estar em contato com a natureza para poder pensar e se desligar de coisas ruins do cotidiano. Abaixo alguns dos melhores que existem.
Sarek National Park, Suécia
O parque nacional de Sarek no norte da Suécia é enorme, tem mais de 1.900 km quadrados. É o local perfeito para trekkers experientes e adeptos do sobrevivencialismo. O latitude geográfica do parque permite ver a aurora boreal. No verão tem muitas trilhas de vários km pelos bosques, no inverno é possível cobrir essas distancias com skis ou trenós puxados por cães (só que ai deixa de ser trekking).
Trilha dos Appalachias, EUA
Este trekking é considerado como um dos mais duros dos EUA. Simplesmente porque se um trekker decidir que vai caminhar a trilha inteira, vai levar provavelmente alguns meses, já que a cadeia das Appalachian Mountains tem em torno de 2.400 km de extensão, atravessando vários estados nos EUA chegando até o Canadá.
Rim-to-rim, Grand Canyon, EUA
Para quem gosta de trekking em áreas desérticas, a área do Grand Canyon é uma boa pedida. Existem muitas trilhas saindo e entrando do canyon. A distancia do trekking fica na média de 30 km. O local é perigoso e alguns trekkers perdem a vida todos os anos neste local, geralmente por exaustão e desidratação extremas. É preciso estar bem preparado fisicamente para enfrentar essas trilhas, saber se virar bem e conhecer o terreno.
Bay of Fires, Tasmânia, Austrália
Este é um trekking na costa leste da Tasmânia que demora de 3 a 4 dias para percorrer. Possui várias praias desertas que valem muito a pena.
Chilkoot Trail, Alaska e Yukon Territory, EUA e Canadá
Essa é uma trilha histórica que data da corrida do ouro do Yukon. A trilha que segue o Tayia River, possui 53 km entre as cidades de Dyea no Alaska e Bennett no Canadá. Nesta trilha é possível ver a aurora boreal.
Tour de Mont Blanc, França
Essa trilha circunda o maciço do Mont Blanc (montanha mais alta da Europa) nos Alpes da divisa da França com a Itália. A trilha tem a distancia total de 169 km e dura em torno de 11 dias para completar. Existem até maratonas realizadas no local onde os maratonistas correm essa distancia em 24 horas.
Alpes de Zillertal, Áustria
Existem várias trilhas nesta região dos Alpes austríacos (como é possível ver na placa). Para todos os tipos de habilidade e preparo físico. O trekking mais longo é o Berliner Höhenweg com 64 km que dura em média 7 dias.
West Coast Trail, British Columbia, Canadá
Esta trilha cobre toda a costa sudoeste da Vancouver Island. Ela foi criada em 1907 para tornar mais fácil o resgate de sobreviventes de naufrágios, hoje em dia é uma trilha muito visitada por trekkers. São 75 km de paisagens deslumbrantes.
Kalalau Trail, Kauai, Hawaii, EUA
É uma trilha de apenas 35 km, mas é considerada uma das melhores do mundo, além de ser uma das mais perigosas também. Vou falar um pouco mais do Hawaii no fim deste artigo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário